Vida Mágica

A transformação em busca da Essência.


terça-feira, 17 de março de 2015

Foco e Coragem com Ártemis - Texto e Ritual























“Quando a vida social absorve completamente a nossa energia, é hora de penetrarmos na floresta profunda de Ártemis e permitir que a natureza substitua os relacionamentos humanos” Pagan Meditations.


Antes de fazermos um ritual com uma Deusa ou Deus, é importante conhecer sua história, mesmo que breve, sua energia e correspondências. Por isso antes de colocar aqui o Ritual, conto um pouquinho sobre Ártemis: uma das doze divindades gregas do Olimpo.  Filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo.


A Deusa é inicialmente associada à caça, a proteção de florestas e ambientes selvagens, protetora dos animais e das mulheres, e posteriormente também ficou conhecida como Deusa da Lua em seu aspecto de Donzela e associada à magia.



Ártemis nasceu de um relacionamento amoroso entre Zeus, Senhor do Olimpo e Leto, mas seu nascimento não foi fácil, pois Hera, esposa de Zeus, Rainha do Olimpo e protetora dos Casamentos, enciumada e furiosa com mais um relacionamento fora do casamento de seu esposo, resolve punir Leto, não permitindo que as crianças, fruto deste relacionamento nascessem, então coloca a Serpente Píton para perseguir Leto por todos os cantos do mundo, até alcança – lá, impedindo assim o nascimento.


Leto já estava exausta da fuga constante, quando Poseídon, Senhor dos Mares, apieda – se dela e indica a ilha de Delos, uma ilha deserta e flutuante. Leto chegando à ilha dá a luz aos gêmeos Ártemis e Apolo. Dizem os mitos que Ártemis nasceu minutos antes de seu irmão e presenciou o seu nascimento e as dores do parto da mãe, tornando se assim também uma Deusa que protegia os nascimentos.


Assim que pode, Ártemis foi até seu pai e pediu lhe uma túnica curta, botas de caça, um arco de prata e flechas, além de poder viver para sempre Virgem em liberdade nas montanhas de Arcádia, em companhia de uma matilha de cães e um séquito de Ninfas. Assim atendida Ártemis passava seu tempo correndo pelas florestas, zelando pelo bem estar das coisas selvagens e das Donzelas.


Ártemis como protetora dos animais e como Caçadora Virgem defendia seu espaço Sagrado e mostrava sua fúria e punição a aqueles que a desafiasse, uma passagem que comprava isto é o mito de Agamêmnon, que ao entrar em um bosque consagrado a Ártemis mata um cervo.  A Deusa, como punição, pede ao rei o sacrifício de sua filha Ifigênia, ou os ventos não voltariam a soprar e Agamenon não chegaria com sua frota grega em Tróia. O rei leva sua jovem filha ao bosque para o sacrifício e parte para Tróia, Ártemis com pena da jovem permite que a mesma fique em seu santuário como sua sacerdotisa.

Em ritos lunares, de Lua Crescente ou Cheia, podemos chamar por Ártemis para obter foco, direcionamento, independência e para alcançar metas, pois seu Arco e Flecha de Prata são símbolos que representam o foco e a conquista de nossos objetivos.

Ritual:

  • Escolha uma música que desperte em você um sentimento de força e coragem, eu aconselho as xamânicas.
Em uma segunda feira, de lua crescente ou cheia, separe uma vela prata ou branca(representa a força lunar), um incenso de artemísia(erva dedicada a Ártemis) ou a erva seca para queimar, uma taça com água e cristais.
  • Monte sua mesa com os quatros elementos e escolha um objetivo, um pedido para trabalhar, uma situação em que precise de mais foco, determinação ou coragem.
  • Desenhe um círculo em um papel branco, dentro escreva seu objetivo ou pedido e coloque por cima um desenho ou miniatura de arco e flecha.
  • Acenda o incenso, a vela, chame por Ártemis e peça seu auxílio da forma que seu coração pedir. Sinta a música, a energia da lua, e deixe que Ártemis lhe inspire.

Quando a vela terminar, pode desmontar o altar como de costume.


A liberdade que ela expressa ao correr livre pelos campos, desperta em nós a independência e a força de vontade para buscar nossos sonhos.

Seus símbolos são a Lua Crescente, o Arco e Flecha e a Ursa, como uma deusa lunar seu dia é a segunda feira e suas cores branco, azul claro e verde. Uma erva que representa esta Deusa é a Artemísia – a erva da Mulher e da regeneração do Feminino.


Em Roma Ártemis é conhecida como Diana, Deusa dos Bosques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário